Como é feito o uso do poder dentro da Organização

O poder é o meio através do qual conflitos de interesses são, afinal, resolvidos. O poder influencia quem consegue o quê, quando e como.

Os teóricos da organização nos ultimos anos, foram tornando-se cada vez consciente a respeito da necessidade de reconhecer a importância do poder para explicar os assuntos organizacionais. Todavia, nenhuma definicão clara e consciente de poder apareceu. Enquanto algumas pessoas vêem o poder como recurso, por exemplo, como alguma coisa que alguém possui, outras o vêem como uma relação social caracterizada por algum tipo de dependência, por exemplo, como um tipo de infliência sobre alguma coisa ou alguem.

 A maior parte dos teóricos em organização tende a assumir como ponto de partida a definição de poder dada pelo cientista político americano Robert Dahl, sugerindo que o poder envolve habilidade para conseguir que outra pessoa faça alguma coisa que, de outra forma, não seria feita. Para alguns teóricos, essa definição leva a um estudo das condições do “aqui e agora” sob as quais uma pessoa, grups oua organnização se torne dependente de outra, enquanto para outros ela leva ao exame de forças históricas que determinam o estágio da ação no qual as relações de forçasatuais são estebelecidas.

As fontes de poder são ricas e variadas, provendo aqueles que querem dirigir e ” agir de modo escuso”, persegundo os seus interesses com muitas formas de assim o fazer.  As fontes de poder são utilizadas para modelar a dinâmica da vida organizacional. Assim fazendo, será criado um relato analítico que pode ajudar  compreender a dinâmica do poder dentro de uma organização e identificar as maneiras pelas quais os membros da organização podem tentar exercer a sua infliência.

Fonte: Imagem da Organização /Gareth Morgan; Copilado por Mauricio Dias

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