O Peter Drucker Estratégico

Na opinião de Drucker, as organizações que quisessem ter acesso a novos mercados ou tecnologias deveriam buscar alianças estratégias por meio de parcerias, joint ventures ou participações minoritárias, evitando aquisições de companhias: “Essas entidades, em vez do modelo tradicional de empresas de participação e  de subsidiárias integrais, se transformam casa vez mais em modelos de crescimento, sobretudo na economia global. O foco é crescer por meio de alianças estratégicas.

O Drucker estratégico

A estratégia começa com perguntas básicas”qual e o nosso negócio?”. “Os objetivos devem ser definidos com base em “qual é, qual será e qual deve ser o nosso negócio?”, explicou Peter Drucker. Ele também afirmou: “Definir o propósito e a missão do negócio é difícil, doloroso e arriscado. Mas só assim a empresa estabelece objetivos, desenvolve estratégias, concentra recursos e parte para  a ação. Só dessa maneira ela pode ser gerenciada tendo o desempenho como foco”.

“A estrutura segue a estratégia, que por sua vez determina as atividades-chave da companhia. a elaboração da estratégia requer que se defina qual é e qual deve ser o nosso negócio.” Drucker também explicou que a “estrutura certa não garante resultados.”. No entanto, a estrutura inadequada impissibilitará que os objetivos do empreendimento sejam alcançados. A estrutura organizacional “deve enfatizar resultados verdadeiramente significativos,  ou seja, resultados relevantes para o conceito, as prioridades, as oportunidades e a excelência da companhia”.

Fonte: A cabeça de Drucker; sínte se por Mauricio Dias

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