O benchmarking e seu objetivo geral

Benchmarking, palavra inglesa que significa ponto de referência. A origem do termo benchmarking é utilizado para definir um marco no terreno, com a finalidade de permitir comparações de altura, direção, distância, entre outros. No contexto de trabalho, o benchmarking é considerado como uma técnica instrumental de inteligência competitiva e deve ser assim definido: “processo de comparação sistemática de produtos e serviços como os oferecidos pela concorrência ou por empresas consideradas excelentes em algo determinado”(Macedo & Povoa Filho, 1994).

O benchmarking é uma ferrementa tradicional do planejamento estratégico e da gestão da qualidade total e, como tal, deve orientar as corporações a buscar, além de suas próprias operações, fatores-chaves que influenciem a sua produtividade e resultados.

Existe outro termo usado para o benchmarking, que significa as melhores práticas ou os melhores resultados entre as organizações concorrentes em itens de controle previamente selecionados.

A tecnica de benchmarking procura adaptar um conceito amplo de excelência em determinado seror à realidade dos processos de uma empresa, a qual necessita aprimorar determinada atividade. É focada no oliveira(1998) aponta como estrutura para rotina, que apresenta as seguintes características básicas.

– atividades bem definidas;

– melhor divisão do trabalho;

– alto grau de especialização nas decisões

– comunicação vertical

O emprego da técnica do benchmarking dá-se no mesmo contexto da análise concorrencial, na qual a estruturação do sistema de inteligência competitiva é um dos elementos-chave na criação de um fluxo contante de informações que possibilita, às organizações, a tomada de decisão correta no monitoramento sistemático da concorrência.

Segundo Kotler, podemos enumerar oito etapas no ambiente da concorrência:

1- identificar os principais concorrêntes;

2 – identificar as estratégias;

3- verificar o que a concorrência procura no mercado e o que modifica o seu comportamento(objetivo da concorrência)

4- avaliação dos pontos fortes e fracos da concorrência. Neste instante a reunião de informações atualizadas ssobre o negócio dos ocncorrêntes é o elemento mais importante. Ainda nesta etapa, podemos empregar a tecnica de benchmarking;

5- estimativa dos padrões de reação dos concorrentes;

6- desenho dos sistema de inteligência competitiva, que, por sua vez, é composto de quatro fases:a(criação do sistema; b) coleta de dados; c) avaliação e análise de dados; d) disseminação das informações e respostas;

7 – seleção de concorrentes para atacar e evitar;

8- balanceamento das orientações do consumidor e do concorrente.

A empresa ao adotar o benchmarking como tecnica de apoio à inteligência competitiva para melhorar sua ação, deverá identicar as melhores práticas por meio de uma enquete junto aos consumidores, distribuidores e fornecedores, a fim de verificar quem possui o melhor trabalho de mercado. Para Kotler (1998), a adoção da tecnica de benchmarking deverar incidir sobre as tarefas críticas que afetam a satisfação do consumidor das empresas que detêm as melhores praticas, e que se observe o equilíbrio entre custo/benefício.

Vejam três possíveis integração esquemática  do contexto de benchmarking

Meio ambiente concorrencial – os fatores que exercem influência sobre a orgnização e seus posicionamento competitivo são os seguintes: a) fatores externos(com foco no ambiente geral e no ambiente de tarefa); b) fator tecnológico(como foco na inovação); c) fator estratégico(com foco no negócio institucional).

Organizacional – são os seguintes os fatores que mais influênciam a organização: a) fator estratégicoe ambiência de negócios; b) fator conhecimento organizacional; c) fator intra-estrututa tecnológica.

Sistema de inteligência competitiva –  o locos para a realização do benchmarking, tem como fatores críticos de sucesso dentro do sistema de inteligência competitiva: a) a infra-estrutura tecnológoca; b) o conhecimento individual; c) trabalho em equipe.

A técnica do benchmarking tem como objetivo central auxiliar as organnização a identificar, comparar, selecionar e, se for o caso, imcorporar o que de melhor os concorrentes praticam de melhor no mercado.

 A identificação e a comparação das melhores práticas de mercado, devem estar apoiadas em duas ações:

– identificação de seleção de empresas que atuem em  qualquer nicho de mercado, mas que posuam comprovadamente desempenho superior, em outras palavras, identificação e seleção de empresas parceiras de benchmarking.

– estudo comparativo das principais tarefas que interferem na atisfação dos clientes por parte dos parceiros de benchmarking.

Os objetivos do benchmarking apontam para a exelência das melhores praticas  concorrencias de mercado entre as empresas que adotam o sistema, beneficiando o cliente final.

Fonte: Inteligência Organizacional e Competitiva; síntese por Mauricio Dias

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