O fato de quase sempre encontrarmos naa estrutura das empresas um departamento Contabil, uma Gerência ou uma Diretoria é um indicio de que as teorias de Fayol ainda são utilizadas nas organizações atuais. No entanto, cabe uma resalva: há mais de década, como advento do conceito de PROCESSOS E ORGANIZAÇÕES POR PROCESSOS, as empresas estão procurando se estruturar de modo diferente , integrando aquilo que Fayol chamou de funções da organização.
Fayol estabeleceu 14 principios gerais de administração que deveria reger o trabalho dogestor em qualquer tipo dee organização. Com isso ele pretendia llançar as bases de uma ciência como principio gerais e universais capazes de abarcar todas as situações. Veja abaix os principios:
1- Divisão do Trabalho – especialização dos trabalhadores e gerentes para aumentar a eficiência; isso implica na separação dos poderes.
2- Autoridade e Responsabilidades – a autoridade pode ser estatutária, inerente à função, e/ou pessoal, derivadada inteligência e da experiencia do chefe. a autoridade impplica em responsabilidade, devendo haver sanção – recompensa ou penalidade – no exerciciodo poder.
3- Disciplina – respeito^`as convenções estabelecidas entre a organização e seus empregados. Implica em obediência, assiduidade e respeito, entre outros fatores. É indispensavel que haja bons chefes em todos os graus hierarquicos, que as convenções sejam claras e imparcial e que as sanções sejam aplicadas.
4- Unidade de comando – o empregado deve receber ordens de apenas um superior. Há o principio daautoridasde únnica, pois considera que a dualidade de comando é fonte de conflito.
5- Unidade de Direção – deve haver um só chefe e um só plano para um gruppo de atividades que trenham o mesmo objetivo.
6- Subordinação dos Interesses Individuais aos Interesses Gerais
7- Remuneração do Pessoal – a remuneração deve ser justa e garantir a satisfação para os empregados e para a empresa.
8- Centralização – concentração da autoridade. Nos pequenos negócios, em que as ordens do chefe vão diretamente aos colaboradores, a centralização é absoluta; nas grandes empresas o chefe está separado dos colaboradores por longa hierarquia, havendo intermediários obrigatórios.
9- Hierarqia ou cadeia escalar- linha de autoridade do escalão superior ao inferior. As comunicações se dão por via hierárquica.
10- Ordem – material: há um lugar para cada coisa e cada coisa deve estar em seu lugar. E ordem social: há um lugar para cada pessoa e cada pessoa deve estar em seu lugar.
11- Equidade – justiça
12- Estabilidade e duração do pessoal – aa rotatividade tem um impacto negativo sobre a eficiência da organização(empresa).
13- Iniciativa – capacidade de montar um plano e assegurar seu sucesso.
14- União do pessoal ou Espirito de Equipe – o bom relacionamento entre as pessoas fortalece a organnização. entretanto, é indispensavel observar a unidade de comando.
Na esteira dos estudos de Fayol, e utilizando os pricipios por ele desemvolvido, outros pesquisadores como GULICK, URWICK E MOONEYdefiniram a estrutura organizãcional como uma rede de relacionamentos entre pessoas e orgãos sob duas dimenções:
Verticalmente encontra-se os níveis hierárquicos de autoridade determinado por Fayol.
Horizontalmente estão as funções da empresa, ou seja, os departamentos.
Exemplo:
Hierarquiaa da Autoridade
No Topo – Departamento administrativo, Departameto Jurídico
No Meio – Departamento de logística, vendar, RH
Na Base – Departamento contábil, departamento financeiro, compras
Nota: A departamentalização é uma das decisões importante do gestor e consiste em dividir a empresas em áreas ou departamento, segundo um determinado critério. Se o critério utilizado for aa função, teremos os departamentos funcionais de Produção ou Marketing, como no exemplo demonstrado.
Já se o critério for a região geografica ou territorial teremos, por exemplo: os departamentos regionais de vendas. Também podemos encontar o Departamento de produtos cosméticos, se o trabalho for dividido em função do produto e, finalmente, o Departamento de Atendimento ao Governo se utilizarmos como critério o cliente.
Fonte: Introdução a Administração, Maximiano; Sintese por Mauricio Dias, especializado em Tendência em Gestão Empresarial.